João Maia e Tiago Figueiredo ficaram a escassas décimas do pódio nesta Taça do Mundo. A classificação foi a seguinte: Rússia / Rússia / China / Portugal / ...
Foi um fecho em beleza para a prova em que os ginastas do ACM alcançaram a sua melhor pontuação de sempre - 85,664 pontos.
Acima de tudo, se é que havia algo a provar (talvez aos próprios ginastas que são sempre quem mais sofre quando algo não corre como esperado ou de acordo com aquilo que tanto se treinou), ficou bem patente que os World Games foram um infortúnio. Que acontece aos melhores.
(ontem no comentário a um post, o João Maia dizia que "Amanhã é a final e, volto a dizer, com a deficiente preparação que tivemos, estarmos em 5º a 0,2 do quarto é um feito enorme (ou como eu lhe chamo, "um grande mijo")." - como todos os meus ginastas sabem, não há sorte 3x seguidas; 2x ainda pode ser, mas 3x: NEM PENSAR! - a alternânica entre esforço e recuperação foi bem doseada e, apesar da (muito) baixa intensidade de treinos nas duas primeiras semanas depois dos World Games, as restantes duas foram bem melhores; ainda a recuperar para a melhor forma mas foram sendo treinos cada vez mais intensos, com mais volume de trabalho e mais correcção; depois, foi descansar na altura certa e estar concentrados durante os esquemas - faz toda a diferença esta última parte; já há uns anos se cantava que "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga" e podemos acrescentar que, quando a cabeça TEM juízo, o corpo recebe e agradece... e a cabeça também).
Parabéns aos 5 que tão bem desempenharam os seus papéis e ajudaram a dignificar o clube e o país. Boa Festa e Bom Regresso.
(desde que as provas acabaram já recebi Parabéns provenientes da Rússia e dos EUA por sms e por email - devem ter causado mesmo boa impressão)