Sunday, May 2, 2010

Swidnica Spring Tournement - Polónia (III)

(VÍDEOS JÁ DISPONÍVEIS NO FINAL DESTE POST)

Terminou a comptição polaca!

Norton / Amorim em 3º e Costa / Mendes em 6º.

Sortes diferentes tiveram os nossos ginastas. O Filipe e a Mariana fizeram o melhor Combinado da época. Seguro, amplo, com atitude vencedora (tivesse sido assim o da Bélgica)... Conseguiram revolucionar o score e ficaram a apenas 0,6 do 2º lugar. 0,6 esses em que foram penalizados no Equilíbrio. Mais ainda, se o Misto alemão que venceu tivesse tido os descontos de altura (1,5 pontos) que lhes eram devidos, o Par Misto do ACM tinha vencido a prova.

O João e a Íris, que partiam em 2º para esta Final estavam a realizar um excelente exercício! O melhor Combinado do ano. Porém, uma precipitação deitou tudo a perder e areedou-os do pódio ou mesmo do título!

Globalmente foi uma das prestações dos nossos mistos. Houve falhas mas estas foram claramente identificadas e, acima de tudo, não serão rapidamente esquecidas. O que faz com que tenham sido "boas" falhas. Se aprendermos com os erros melhoramos mais do que se não errarmos. E para errar é que vimos a estas provas. É que as próximas são de tolerância zero!!

Chegamos na segunda-feira por voltas das 23.30 ao Aeroporto do Porto.
Bom treino a todos amanhã. Obrigado pelas vossas mensagens.






Saturday, May 1, 2010

Swidnica Spring Tournement - Polónia (II)

A competição iniciou-se bem cedo (8.30 – 7.30 para nós portugueses, o que, depois de uma despertar “violento” às 4.00 da manhã do dia da partida exige a máxima concentração dos ginastas em prova) e terminou perto das 21.00.

O Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim voltou a estar bastante bem somando 27,450 no seu exercício de Dinâmico – apenas a 0,2 do 1º - mas os seus colegas João Costa / Íris Mendes tiveram uma falha inesperada num dos elementos (duplo mortal à retaguarda) que os deixou com 26,450. No Equilíbrio as sortes inverteram-se e o Par Misto Filipe Norton / Mariana Amorim teve uma falha logo no início (apesar de tudo um bom exercício) o que não lhes permitiu ir além dos 26,300 – 4ª posição provisória -, enquanto que João Costa / Íris Mendes redimiram-se do erro do Dinâmico arrecadando 27,400 – 3ª posição para as Finais (com a mesma nota do 2º mas depois de um sistema de desempate "à moda antiga" - moeda ao ar!! Acreditam nisto!?). Os Pares Mistos portugueses estão separados por apenas 0,1!

Nos Juniores, nomeadamente nos Mistos e Masculinos, competem 2 e 3 adversários Ucranianos (respectivamente) o que, se eleva o nível da competição também valoriza a prestação dos ginastas lusos que se encontram bastante bem posicionados até ao momento. Acresce a este facto um outro, já tradicional nestas provas organizadas pelos países de leste: não há penalização diferenças de alturas – vivam os gigantes e os anões... Curiosamente, ambos os pares classificados em 1º lugar nestas duas especialidades têm 0,5 de penalização em (quase) qualquer parte do Mundo.

Amanhã é dias de Finais. Finais essas que se disputarão com a realização do exercício Combinado mas que não serão “a partir do zero”. Ou seja, a classificação final será obtida pelo somatório das notas dos 3 exercícios.