Saturday, July 27, 2013

WORLD GAMES 2013 (II)

Alvorada às 9:00 (7 horas de sono – bem bom!).
Pequeno-almoço com toda a delegação às 9:30. Depois, durante um mini-passeio pelas redondezas do hotel, caímos na realidade local. Um povo super-amistoso, simpático, de sorriso aberto. O passeio não durou 45 minutos. Toda a gente buzinava e acenava a saudar-nos. Parámos para tirar fotos, para cumprimentar pessoas, para acenar a quem passava (e só estávamos a retribuir!). Foi uma pequena amostra da forma como somos tratados aqui na Colômbia. E foi muito, muito bom!
Treinamos depois um pouco entre as 11:30 e as 12:30 no ginásio do hotel. Elíptica, maosotas, halteres, flex, preparação física. Muito bom.
Depois fomos almoçar ao centro de refeições: centenas de atletas de todas as modalidades. Um ambiente fantástico! Softball, Rugby, Corfball, Natação, muita Ginástica. E sempre, sempre o mesmo povo amistoso a saudar-nos, a cumprimentar-nos, a querer tirar fotos, a perguntar como estamos: a fazer-nos sentir muito bem-vindos.
Facto interessante: os trajectos entre hotel e centro de refeições são feitos com escolta policial. Não por uma questão de segurança, mas por uma questão de importância! Uma moto segue junto ao autocarro, manda parar o transito, dá prioridade quando não a temos. Aliás, há centenas de polícias na rua. Não que pareça necessário. Numa cidade onde raparigas sozinhas fazem jogging ao Sábado de manhã e as pessoas passeiam sem problemas pela rua, não parece ser demasiadamente problemática. No entanto, nunca dando hipóteses ao azar, andamos sempre em grupo.
Depois do almoço, piscina e Sol. A todos os que estão a ler isto e não estão cá, desculpem estar a escrever estas coisas... Está um tempo fantástico, ameno (quente) mas com uma brisazinha agradável. Céu azul e toda a gente bem disposta. Piscina, Sol, jacuzzi (para alguns).
À tarde houve a segunda sessão de treinos no hotel. Inicialmente, o treino decorreu no ginásio, mas rapidamente saiu para o jardim. Tenho de vos dizer que foi um momento inesquecível: os melhores do Mundo a fazer Acrobática, lado a lado, ao mais alto nível, na relva junto à piscina. Portugal, Bélgica, Grã-Bretanha, China, Bielorrússia e Ucrânia. Os treinadores comentaram entre si que as provas podiam começar ali. Estes ginastas estão aqui para competir! Para disfrutar e dar o seu melhor. Dar o máximo; tudo aquilo que puderem e para o que tanto treinaram. (vejam as fotos no álbum do facebook porque mostram a comunhão que existiu – as minhas palavras são muito poucas e pequenas para descrever o treino da tarde: Álbum de fotos).
Depois tivemos a foto de grupo com toda a comitiva, a Chefe de Missão, o Presidente da Confederação de Desporto de Portugal e o representante da Embaixada de Portugal (muito obrigado pela visita!).
Como ainda dava tempo antes do jantar... um mergulhino da piscina ao fim da tarde sabe sempre bem.

Amanhã treinamos às 12:45, durante 2 horas e meia. (serão 18:45 em Portugal).

Amanhã haverá mais novidades e fotos, por certo.

Hasta mañana! Besos a todos!!

1 comment:

1. Que inveja!:)
    Aqui posso dizer que o tempo não está nada agradavel!
    Realmente o treino da tarde (como vi nas fotos) não podia ter sido melhor! Os melhores do mundo!:)
    (sei que já me repeti imenso..mas tem que ser): APROVEITEM! Estar aí não é para todos... :)