Friday, July 24, 2009

Obrigado a todos pela Recepção!


Maia - Porto - Lisboa - Nova York - St- Paul - Los Angeles - Taipe - Kaohsiung - Taipe - Bangkok - Amesterdão - Lisboa - Porto - Maia

35.000 km. 3 Continentes. 18 dias. 2 Competições. Toneladas de Saudades.

Fechou-se o ciclo. O nosso nome do meio passa também a ser "Magalhães". Há 3 anos parecia impossível.

Obrigado a todos pela Recepção. Pelos Comentários deixados aqui. Pelo Apoio ao longo destes dias. Sem eles teria sido uma Eternidade.

Wednesday, July 22, 2009

18 dias depois

18 dias depois da partida da Estação de Campanhã, dia 24, sexta-feira, às 19:44, regressamos ao ponto de partida.

Só foram 35.000 km...




Tuesday, July 21, 2009

World Games - dia 4 (parte II)

Não correu como todos nós queriamos a participação dos nossos ginastas nos World Games.
Duas falhas no exercício de Dinâmico ditaram um prematuro afastamento dos lugares que dão acesso às Finais. A este nível as falhas não precisam de ser quedas mas pequenos pormenores ou incorrecções que acarretam penalizações de poucas décimas - e são precisamente essas décimas que decidem tudo numa prova de qualificações de apenas dois exercícios.
Portugal ficou no 5º lugar. À sua frente ficou a China, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Ucrânia.

O exercício de Equilíbrio foi bastante bom mas já pouco havia a fazer dado que não houve qualquer falha em nenhum dos outros 11 exercícios apresentados nas Preliminares.

Nas Finais o Par Chinês falhou (queda) - podiam ter caido nas Preliminares... - e os Ingleses subiram na tabela, alcançando o 3º lugar. Em 2º ficou o Par Russo e em 1º o multi-campeão Par Ucraniano (este era o único título que faltava a estes ginastas excepcionais).

Termina assim a maratona dos ginastas lusos com duas competições em duas semanas em dois continentes.
É um facto que os exercícios apresentados não corresponderam ao real valor do João e do Tiago (bem o mostraram na Taça FPTDA e na Taça do Mundo). De qualquer das formas, igualaram a melhor classificação em World Games (a mesma que o Par Masculino Ivo Vilaça / Nuno Vidal).

Com mais duas importantes provas pela frente - a Taça do Mundo da Rússia e os Campeonatos da Europa - há que olhar em frente e pensar no futuro imediato. Treinar mais. Pensar mais no treino e nos exercícios da prova. O passado já lá vai. O futuro ainda aí vem. E o Europeu é em Portugal.

Parabéns a Todos.



Monday, July 20, 2009

World Games – dia 4 (parte I)

São 11.30 da manhã aqui em Kaohsiung, Taiwan. Daqui a pouco mais de 4 horas os nossos ginastas entram em competição.
Depois de 3 anos com este objectivo em mente, sei que nunca o João e o Tiago estiveram tão bem preparados e tão seguros como agora. Neste momento, interessa que a concentração atinja o seu máximo e que eles possam desfrutar desta competição, do ambiente, da atmosfera, da chance de estar entre os eleitos, entre os 6 melhores do mundo (por direito próprio). Não posso desejar mais nada.
Também sei que estamos na mais renhida e importante competição da nossa modalidade. Nenhum adversário veio até aqui para ver os outros ganhar. Claro que há favoritos. Quando temos pela frente o bi-Campeão do Mundo e o vencedor da última Final da Taça do Mundo, sabemos que há, obviamente, favoritos. Mas como escrevi acima, ninguém cá veio para ver os outros ganhar. (E, pessoalmente, ver os ginastas portugueses a pensar deste modo, já é, em si, uma vitória para todos nós).

Independentemente como acabar, será um grande dia para a Ginástica Acrobática Nacional.

Em nome dos 3 que aqui estamos, Muito Obrigado por todas as mensagens de incentivo.

Sunday, July 19, 2009

World Games - Dia 2 e Dia 3

No primeiro dia não houve treinos oficiais (o que não nos impediu de ir ao ginásio do hotel correr e fazer preparação física - e com isso arrastamos a restante delegação nacional...).
O tempo de permanência no pavilhão foi passado a assitir à prova de Ginástica Rítmica (Bola e Fita) da nossa ginastas Inês Gomes (conseguiu o 13º e 16º em 23 ginastas).
De resto, como já referi, estivemos a fazer preparação física no hotel e "às voltas" com as, complexas, folhas dos transportes.

Ontem treinámos duas vezes. Das 13.30 às 15.30 e das 19.30 às 21.30.
No primeiro treino fizemos a habituação ao recinto de prova com a realização de esquemas com algumas posições. No segundo treino realizaram-se 3 esquemas completos (Equilíbrio, Dinâmico e Combinado) sem qualquer falha e com uma boa execução.

Todos estamos bem e recuperados das várias mudanças de fusos horários. Hoje vamos treinar agora às 9.30 e depois descansamos até à nossa prova amanhã à tarde (8.45 hora portuguesa).
O João Maia foi o ginasta (masculino) escolhido para representar a nossa Selecção no desfile inaugural destes World Games. Será acompanhado pela ginasta olímpica de Trampolins, Ana Rente.

Do outro lado do mundo, mandamos muitos beijos de saudades e desejos que todos os treinos estejam a correr bem.


4000 espectadores para ver a Rítmica. Para a Acrobática e Trampolins o pavilhão está esgotado.



Friday, July 17, 2009

WORLD GAMES: Taiwan, 17 de Julho (dia 1)

Chegamos ontem à noite ao Hotel Jen Dow International, na cidade de Kaohsiung, Taiwan.
Saímos de St. Paul, Minnesota (EUA), 27 horas antes.
Entretanto muita coisa aconteceu:
O primeiro voo St. Paul – Los Angeles foi excelente. Aterramos no Aeroporto Internacional de Los Angeles – onde, invariavelmente, decorria uma qualquer filmagem e fomos para o Terminal respectivo. Lá aguardamos a nossa ligação de 13 horas até Taipe (a capital de Taiwan, a Ilha Formosa).
No momento do embarque, no meio da normal confusão de entrada de 350 passageiros para um Boeing 747 (Jumbo) da China Airlines, foram-nos pedidos os bilhetes. Ora nós só tínhamos os cartões de embarque pois os bilhetes haviam ficado em St. Paul, no embarque. Devo confessar que foram 20 minutos muito complicados para nós pois a hospedeiras de terra foram peremptórias ao afirmar que “sem bilhetes não podíamos embarcar”!! Sugeri comprar 3 novos bilhetes. Não devia dar tempo pois já só tínhamos 5 minutos para o voo partir (junto de nós, a Presidente do Comité Técnico de Ginástica Acrobática, Tonya Case, tentava, também, na capacidade das suas possibilidades, ajudar). Por fim, a Supervisora Grace (nunca mais hei-de esquecer este nome) decidiu que o melhor a fazer seria declararmos os bilhetes perdidos e pagar uma multa correspondente por forma a que ainda pudéssemos ir no voo. Assim foi, entregamos os Passaportes para fotocopiar e esperamos ordem para o embarque. O voo atrasou perto de 45 minutos por nossa causa. Entramos no avião sem os passaportes pois ainda não tinham chegado (e se não entrássemos fechariam a porta). Deve ter sido a decisão mais difícil que tomei: entrar no avião para um voo intercontinental sem termos os passaportes. Tive de ponderar as nossas idades (apenas o Tiago não é maior – por 15 dias), o quanto trabalhamos para estar aqui, o que poderia significar ficarmos em Los Angeles, quais os eventuais riscos de chegarmos sem passaporte... Escusado será dizer que me recusei a sentar e a apertar o cinto enquanto eles não chegaram... Pouco depois, uma hospedeira – também ela ofegante – entregava-me os documentos. Logo depois o avião descolou.
(numa daquelas coisa “à Lourenço” resolvi medir a pulsação uma hora depois de estarmos a voar – 128 bpm... Ainda... Devia estar bonito antes...)

O voo, devo dizê-lo, foi dos melhores que já fiz. Vimos os habituais filmes, tomamos o pequeno-almoço e o almoço (acho que eram estas as refeições mas confesso que, com tanta trapalhada com os fusos horários não me admirava que fossem outras) e dormimos um pouquinho.

Em Taipe encontramos a restante comitiva nacional (Trampolins e Tumbling).

A parte final da odisseia decorreu em Kaohsiung, o nosso destino final. É que as malas ficaram em Los Angeles. PERFEITO!!

Último dia em St. Paul - fui ver o Cirque du Soleil - Kooza


Poster na cidade de Kaohsiung

Wednesday, July 15, 2009

Monday, July 13, 2009

World Cup e Freedom Cup - FINAIS


A Taça do Mundo dos EUA e a Freedom Cup entrou hoje para os anais da história da modalidade em Portugal. Tudo porque os ginastas lusos (concorrentes em 5 categorias) venceram TODAS elas. O hino tocou 5 vezes no Roy Wilkins Auditorium e a bandeira subiu ao lugar mais alto. Foi emocionante!

Muito especialmente os nossos ginastas estiveram muito muito bem.

Na Taça do Mundo, o Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo venceram sem oposição mas com um exercício de Combinado excelente, arrecadando a sua nota mais alta de sempre em provas internacionais com 28,350 pontos. Foi o melhor teste possível para a prova mais importante da carreira destes ginastas que se disputa daqui a 1 semana em Taiwan.

O Par Misto João Costa / Íris Mendes foram os únicos ginastas que haviam chegado ao Combinado em desvantagem classificativa com os seus rivais americanos. Contudo, um exercício de elevadíssimo nível, que mostrou muita concentração e "garra", fê-los suplantar os adversários e vencer esta prova. Artisticamente foram melhorando a cada esquema e conseguiram o almejado Ouro com uma prestação muito consistente e, acima de tudo, muito boa tecnicamente.

Portugal sai dos Estados Unidos da América como a maior sensação de toda a prova tendo varrido o Ouro no escalão de Júnior. E acima de tudo, todas as vitórias foram conseguidas frente a ginastas do país anfitrião.

A grande maioria da delegação já inicou a viagem de regresso a casa - o João e a Íris chegam às 8.30 a Lisboa - à excepção do Par Masculino que ficará nos Estados Unidos a treinar até 5ª feira e voará directamente para Taiwan para disputar os WORLD GAMES.

-------------------------
Hoje de manhã houve tempo para 40' de corrida (estes dois foram correr na margem do Mississippi - o conhecido jogging matinal) e alguma preparação física no parque junto ao Pavilhão (esquilos a passar por nós a correr e uma banda a tocar no coreto). E o tempo tem estado fantástico.

Somos uns previligiados por poder estar aqui, nos Estados Unidos da América, a treinar com alguns dos melhores do Mundo, num espírito de convívio excelente, num pavilhão com todas as condições e facilidades, médico e fisioterapeuta, num super-hotel com vista para o mítico Mississippi e onde todos nos acarinham, aconselham e ajudam (sobretudo porque apresentamos um elevado nível competitivo e querem fazer parte do nosso sucesso). That's life!
Previligiados!! É o que nós somos.

Sunday, July 12, 2009

The Quest for Kelly's Chair

Medley de Fotos

Para se perceber um pouquinho melhor como são as coisas por aqui:

O nosso pavilhão de prova (GIGANTE) é o sítio que diz "Roy Wilkins Auditorium"... Ao lado fica um enorme teatro (RiverCentre) e o ainda mais ENORME XcelEnergy Center onde jogam a equipa de Hóquei no Gelo de Minnesota. Só para terem uma noção dos tamanhos...

Recinto de treinos com 3 praticáveis dois pisos por baixo do Roy Wilkins Auditorium"...

Visita ao Museu da Ciência

Joaõ Maia na sua Sala de Reuniões da sua Clínica no 22º andar enquanto espera pela reunião com accionistas.

Aspecto geral de metade do Roy Wilkins Auditorium"...

World Cup e Freedom Cup - Dia 2

O dia dos Dinâmicos foi muito bom para o nosso quarteto de ginastas.

O Masculino apresentou um esquema sem qualquer falhas e com toda a dificuldade (10,004) que cativou o público presente e arrecadou, mais uma vez, uma nota superior a 28 pontos. O ombro do Tiago apresenta alguns sinais mais positivos e, no final da prova, recebemos os Parabéns e os "conselhos" de duas das mais importantes e influentes pessoas da nossa modalidade o que só faz bem ao ego e muito pode ajudar para Taiwan.

O Misto fez o seu melhor Dinâmico. Expressão e coreografia em crescendo e boa téncica em todas as figuras. Porém, a inexperiência em competições destas ditou um pequeníssimo esquecimento antes de entrar no particável. Em consequência disso, ficou a ver-se um pouquinho do rabiote da Íris e os juízes deram uma penalização de 0,3. Neste momento a distância aos americanos é de 0,334 pontos quando podia ser de 0,034. Os ginastas da casa apresentaram um exercício espectacular mas os nossos reservam para hoje o melhor Combinado de sempre que será capaz de os bater!

Aqui são 7.3o da manhã e eu devo ser, como de costume, o único acordado. A nossa rotina diária inclui o pequeno-almoço às 8.30, um treino ligeiro às 11.00, almoço às 12.15 e jantar às 17. O Masculino começa a aquecer às 18.00 e o misto às 19.00.

Hoje ainda vamos tentar ir ao Corque do Soleil porque, numa coincidência incrível, o espectáculo Kooza, está a 6 quarteirões (1 km) do nosso hotel.

Muito Obrigado por todas as mensagens e comments de apoio. A rapaziada aqui tem adorado sentir tudo isso. Tenho a certeza que este último dia será memorável, uma vez mais.

Saturday, July 11, 2009

E ao primeiro dia de provas o HINO tocou 5 vezes!!



Foi um primeiro dia de provas absolutamente memorável para PORTUGAL.
TODOS os ginastas venceram as suas especialidades e, como consequência, subiram ao pódio para receber as respectivas medalhas de 1º lugar e ouvir o Hino Nacional (completo).

Sobretudo num evento em que, todos os que tinham adversários, estavam a competir com ginastas americanos.

Comecemos pelo nosso Par Masculino João Maia / Tiago Figueiredo que competiram na Taça do Mundo. Foi um óptimo exercício de Equilíbrio com posições estáveis e muito bem definidas. O público vibrou com estes ginastas como se fossem da casa! A primeira série deixa grande impacto mas precisa de um pouco mais de trabalho para ganhar mais estabilidade (para ficar tão boa como a série da cabeça).O importante agora é conseguir recuperar o ombro do Tiago o mais rápidamente possível para os World Games. Hoje será a vez do Dinâmico.

Nos Mistos, a antiga rivalidade entre o Par Norte-Americano e o nosso Par João Costa / Íris Mendes sentiu-se mais uma vez (no MIAC'08 venceram os lusos e no MIAC'09 venceram os americanos - empatados pontualmente). Contudo, o exercício dos portugueses foi muito seguro e com posições muito bem definidas, não tendo dado hipóteses. O Dinâmico aguarda-os hoje. (Foi óptimo ouvir chamar p Acro Clube da Maia ao pódio aqui na América!!!).

Os outros membros da delegação portuguesa também venceram todos!!

Em conclusão: 5 vitórias no primeiro dia. 5 vezes que a bandeira verde-rubra subiu ao mais alto lugar. 5 vezes que tocou "A Portguesa" no Roy Wilkins Auditorium. Deve ter sido a primeira vez que tal aconteceu. Por tudo isso, o dia de ontem foi memorável e estes ginasstas escreveram uma página dourada na Ginástica Acrobática Nacional.


Em nome dos membros desta delegação maiata gostaria de agradecer todo o apoio que sentimos vir do outro lado do Atlântico. Ontem, ao receber mensagens e telefonemas às 3 e às 4 da manhã (hora de Portugal) a felicitar os ginastas pelas suas prestações e resultados, foi inevitável lembrar a prova do Carlos Lopes em 1984 - Jogos Olímpicos de Los Angeles - que pôs Portugal acordado atè "às quinhentas" para o ver ganhar. Foi a vez destes ginastas fazerem algo semelhante e sentir que havia muita gente colada à internet, a vibrar com as suas provas.

Hoje será tudo - mais ou menos - à mesma hora. Mas já estamos todos habituados a ficar acordados até tarde... Sobretudo porque eles merecem!



Thursday, July 9, 2009

Só para meter inveja...

Depois do treino de hoje...
Relax no Jacuzzi e na Piscina do Hotel...

Já agora, o site ofical terá LIVE BROADCAST da prova:
http://www.usa-gymnastics.org/acro/events/2009/jo-nationals/video.php

Dia 2 (parte 1)

Decorreu muito bem a primeira sessão de treinos do dia.
Ambos os nossos pares estiveram bastante bem e - sobretudo - seguros na realização dos elementos.
A prudência aconselha a que na véspera de uma prova destas o primeiro treino possa ser mais forte e o próximo um pouco mais leve - a recuperação é, muitas vezes, mais importante que a carga.

Pouco mais há a dizer. Vários esquemas completos, o Costa e a Íris vão-se soltando aos poucos e estarão prontos para a rrasar amanhã no Equilíbrio. O adversário já vai sendo um "velho" conhecido - os nossos ganharam no MIAC'08 e empataram com eles no MIAC'09. Agora em casa do inimigo vamos ver como corre. A nossa parte vai ser, de certeza, excelente. Depois já não vai ser connosco.

O masculino está bastante seguro e já totalmente adaptado ao praticável e ao recinto. Com calma vamos dando espaço a que a lesão do Tiago possa ir melhorando.

Daqui a meia hora vamos jantar (são 16:30!!) e às 18:00 temos a segunda sessão de treinos.

Aqui ficam algumas fotos do treino de hoje.





Dia 1 (2ª parte)

O treino correu bem, apesar do nervosismo - habitual - dos mais novos.
O João e Íris estiveram bem tecnicamente mas tensos e rijos. Não é fácil aquele pódio elevado com o praticável, um recinto enorme e toda a gente a sair do solo quando a música começa. Fica-se sózinho e tudo a olhar para nós...
Como disse estiveram bem e, apesar do nervosismo, correu tudo bem.

Com o masculino as coisas já são diferentes e a noção de que o praticável lhes pertence trsnpira em tudo o que fazem. Eles podem estar a treinar durante os esquemas dos outros pois parece que adivinham quando os ginastas se dirigem para o sítio onde estão, esperando para fazer ou saindo airosamente do local.
A mazela do ombro do Tiago continua a incomodá-lo mas estou convencido que estará perfeito para os World Games.
Todos fizeram esquemas completos e várias repetições de elementos. Um pouco de preparação física e 15' de corrida.

Depois ficamos para assistir ao treino dos Seniores.
A Bélgica, como já tínhamos visto, não deve dar qualquer hipótese. Tecnicamente perfeitos e coreograficamente irrepreensíveis. Parecem autenticas máquinas.

Amanhã (hoje) treinamos aos mesmos horários mas começamos no treino de pódio da parte da manhã.



We'll keep in touch!

(vejam as fotos no Picassa - clicar ali na foto da direita)

Wednesday, July 8, 2009

Primeiro dia ainda vai a meio...

Aqui em St. Paul tudo corre bem.
Fizemos hoje de manhã o nosso primeiro treino das 10 às 12. Foi bastante bom e os nossos ginastas fizeram todas as figuras e posições dos esquemas (e mais algumas). Depois houve ainda tempo para as coreografias e um pouco de condição física e corrida.

O Marc (fisioterapeuta) é uma enorme ajuda e tem sido, aliás como sempre, inexcedível.

O almoço foi rapidíssimo pois às 12.30 tínhamos autocarro (infelizmente não foi limousine - estão a falhar estes tipos...) para o MALL OF AMERICA. Nós levamos os estrangeiros a um passio no rio ou às caves. Eles levam-nos ao Shopping! Para o ano no MIAC'X é tudo para o MaiaShopping!

Bem, o facto é que o Mall of America é um pouquinho diferente dos nossos shoppings. Primeiro, porque tem um gigantesco Parque de Diversões interior com 3 montanhas russas e uma infinidade de outras brincadeiras, depois, porque em 2h 30m apenas consegui ver (rapidinho) o piso 1. São 3 (mais um Aquário submerso do tamanho de um campo de Andebol).

A Íris ainda tentou esquivar-se à montanha russa (alucinante, devo dizer - vejasm as fotos), mas os rapazes pegaram nela e não teve hipótese. Depois quis ir andar outra vez...

Foi muito giro e deu para passear e observar a chocante realidade da obesidade na América. No meio de tanta gente é impressionante verificar a quantidade de obesos. É mesmo algo assustador.

Daqui a pouquinho vamos jantar (às 17h daqui) e às 18h temos o segundo treino. Será o treino de pódio, no recinto de competição.

Amanhã de manhã, quando acordarem já devem ter o relato da parte final do dia de hoje.

No link à direita vou actualizando diariamente as fotos (ponho muito mais do que as que vou colocando aqui no blog).





Longo dia da primeira viagem

(Aqui são 5 da manhã e o desfazamento horário já me deixa bem acordado, por isso aqui vai o diário de ontem. Antes de mais, e para os papás e as mamãs dos meninos e para as minhas filhas e mulher, importa dizer que todos estamos bem e em segurança. O tempo está excelente - 25º - e, já agora, temos tomado todas as precauções por causa da gripe).

---------------

O arranque para os EUA deu-se de forma normal e as primeiras 7 horas de voo no Boing 757 da Continental Airlines passaram a correr cheias de filmes à mistura.
Já em Newark foi o primeiro "choque" cultural envolvendo a paranóia da segurança em solo americano. Até a fotografia tirada no momento em que se via a Estátua da Liberdade e o Empire State Building (na cidade que nunca dorme, Nova Iorque) teve de ser apagada do telemóvel por imposição da Polícia (é certo que, como é normal, os nossos fotógrafos não viram nenhuma das dúzias de placas que diziam "No Picture" e "No cell phone allowed"...

Passados vários controlos de bagagem onde pouco falta para os passageiros fazerem um striptease integral, aguardamos pela ligação para Minneapolis. Em quase todos os canais de TV só uma notícia: o funeral de Michael Jackson.

Embarcamos no avião mas tivemos de penar 1 hora e meia à espera na pista pois não havia autorização para levantar devido ao tráfego aéreo. Nunca vi tanta gente ao telefone dentro de um avião - o próprio Comanadante disse que, se quisessemos, podiamos telefonar à vontade.

O voo que mais custou foi aquele que nos triuxe à região dos 10.000 lagos, como é conhecida a zona de St. Paul.
Chegados ao nosso destino tínhamos à nossa espera uma limusine-carrinha com bancos em couro voltados para dentro, plasma gigante numa parede e bebidas (Água, Cola e Sumo) fresquinhas à descrição. A rapaziada nem queria acreditar - se fosse há uns anos, tinham torrado um rolo de 24 fotografias sem hesitar...

Chegamos ao Crowne Plaza Riverfront (em frente ao mítico Mississipi) e deopis das acreditações feitas ainda arranjamos força para ir ao Legebdary Roy Wilkins Auditorium, o local da competição. O trejecto faz-se a pé em escassos minutos e basta seguir uns enormes círculos indicativos que estão colados aos chão do passeio, como que se forssem bolachas a indicar o caminho.

Treino levíssimo - para nós já eram 2 da manhã . para ambientar ao recinto e ao praticável com alguma flexibilidade e elementos técnicos.
O dia acabou (para nós as 5 da manhã - 11 da noite aqui) num restaurante a jantar tentando não adormecer sobre o prato.

Seguem as fotos: